Exposições

Raízes Orientais

Raízes Orientais

Outros Artistas

Individual Bruno Bogossian, BR

Bruno Bogossian Raizes Orientais

Uma fusão entre o caos das grandes metrópoles e a sensação de equilíbrio próprio ao estilo oriental. Esta é a concepção de Raízes Orientais, primeira individual de Bruno Bogossian, mais conhecido como BR, integrante do grupo de Flash Beck Crew, apreciado pelo público carioca por meio de seus graffitis instalados em muros e paredes da cidade. A exposição, aberta a partir de 27 de março, Dia Nacional do Graffiti, abriga 12 telas na galeria Movimento, espaço precursor e exclusivo para trabalhos de artistas que utilizam uma linguagem contemporânea voltada para o segmento do graffiti. 

Fã de mangás aos letreiros nipônicos, BR exprime em Raízes Orientais toda a influência adquirida através das histórias em quadrinhos japonesas. Além disso o público que já acompanhava os passos do artista no FBC com suas paisagens, marca registrada de seu trabalho vai poder conferir em suas obras o processo de um novo estilo, criando efeitos de volume e cores com mais liberdade. 

Para o artista, ao contrário do que alguns pensam, o graffiti é um segmento desvencilhado de uma estética padronizada. Portanto, é possível aplicar nos trabalhos de perímetro urbano variados conceitos sócio-culturais. Esta concepção também é válida para a chamada Street Art - transposição da técnica dos muros para as telas-, embora, segundo BR, seja necessário aplicar certo refinamento. Diferentemente dos primeiros tempos, quando os artistas do spray torciam o nariz para suportes tradicionais como a tela e o emprego de técnicas variadas. 

"O graffiti nos muros das ruas não tem necessariamente a pretensão de agradar a sociedade. É uma espécie de vômito artístico. São reelaborações de uma cultura descartável produzida para o consumo imediato. Já quando se faz a migração para a tela, há uma preocupação maior em associar a técnica a uma estética que realmente atraia o público. Embora a Street Art imponha um limite espacial e adote um formato mais focado no belo, no harmonioso, esta vertente do graffiti está possibilitando a entrada dos profissionais do spray no disputado mercado das artes, reconhece BR. 

Os 12 trabalhos apresentados na individual são compostos por spray sobre tela, além de uma intervenção em parede, todos criados por BR especialmente para a exposição. Os tamanhos das peças variam entre 1,50x 3,0 metros, 1,80x 80cm, 1,50x 1,50cm e 90cmx90cm.